Defesa Pessoal contra Arma de Fogo. É possível?
- Alexandre Attard Bueno
- 7 de nov. de 2015
- 2 min de leitura
Um grande questionamento em Defesa Pessoal é a possibilidade de defender-se de um ataque com arma de fogo.
Noventa por cento de quem inicia o treinamento faz esta pergunta. Então vamos desmistificar para sempre esta questão. SIM! É possível defender-se de um ataque com arma de fogo.
Porém, existem alguns fundamentos que deverão ser RIGOROSAMENTE observados para que a possibilidade de defesa se torne efetiva. Entre elas:
- A arma deve estar completamente ao alcance de sua mão
- Não deixar possibilidade de retração da arma por parte do agressor
- Observar no caso de haver um disparo que ninguém além de você pode se ferir
- Possuir conhecimento em arma de fogo para identificar posição de trava e disparo da arma
- Certificar-se que em caso de defesa não há outro agressor dando cobertura
Existem outros importantes fundamentos que serão explicados em treinamento aos nossos alunos.
Importante recordar que, apenas diante do risco de morte vale a ação defensiva, por questões materiais, a sugestão é não reagir e acionar 190 imediatamente.
Já testei exaustivamente as técnicas de defesa com réplicas de vários modelos, com inúmeros simulacros de peso e tamanho real e com muitos modelos de armas de fogo real, obviamente sem munição, mas também com munição de festim.
Tive a oportunidade de treinar com muitos alunos, iniciantes e experientes nas técnicas de ataque e defesa, grandes conhededores das armas de fogo, membros de força de segurança, fisicamente pesados e outros leves e com todos obtive 100% de resultado positivo desde que observando os fundamentos desta técnica com absoluto rigor.
Mas vamos passar da teoria para a prática? Deixo o convite para aprender o que há de melhor em técnica de defesa pessoal urbana e confirmar você mesmo a efetividade de nossas técnicas.
Obrigado.
Comments