É medo ou covardia?
- Alexandre Attard Bueno
- 22 de fev. de 2019
- 2 min de leitura

Qual foi a última vez que você esteve realmente com medo?
O medo começa com algo ruim. Mas em algum lugar ao longo do caminho, confundimos o medo com a covardia, mas entenda, o medo é uma coisa boa. É o que nos mantém vivos.
No mundo de hoje, há muita coisa para se preocupar, mas pouca para se temer. Muitas vidas são construídas sob pequenas ações, falo sobre interações sociais e o quanto se estressa quando ouve o sinal de um e-mail de trabalho chegando no celular. Nós estamos nos acostumando tanto com zona de conforto em nossas vidas que temos substituído medo por aborrecimento.
O medo é como qualquer emoção forte: é preciso prática para gerenciá-lo. E quanto menos você é confrontado/a com o medo real, menos preparado/a você estará para administrá-lo quando ele surgir. Se você passou a maior parte de sua vida sem nunca realmente sentir medo, como esperar lidar com ele em caso de emergência?
É por isso que, de vez em quando, você tem que ir à procura do medo. Sair da zona de conforto, como desligar a lanterna na escuridão da mata por exemplo. E não falo sobre “enfrentar seus medos” na aula de zumba, onde você só está enfrentando seu medo de passar constrangimento, estou falando de enfrentar o medo universalmente humano de não ter qualquer certeza onde você está, de não saber se está minimamente seguro/a, de não estar certo/a qual direção seguir sob fogo cruzado etc.
Não me interprete mal, eu não estou dizendo que deve assumir riscos cegamente. Você não tem que se perder apenas para se sentir isolado/a, você não tem que se ferir apenas para sentir dor. Isolamento começa a cem metros da última trilha marcada e sua adrenalina pode subir assim que seu corpo levantar do sofá.
Vá enfrentar seu medo e se sentir vivo/a novamente. Venha encontrá-lo no CTB Korea. Nossas técnicas e nosso método de ensino foi desenvolvido pelos Instrutores de cada modalidade, por serem veteranos em suas áreas, trazendo sua aula o mais próximo da realidade possível. Só ensinamos o que foi testado na prática.
Comments