Sobre Saúde Mental
- Alexandre Attard Bueno
- 7 de jun. de 2020
- 6 min de leitura

"A arma final é o cérebro; todo o resto é suplementar. ”
A Seleção de Combatente é programada para elevar o nível de várias maneiras. Todos os candidatos/as devem ser fortes e capazes e apesar de difícil, há uma beleza na preparação que metodicamente te quebra e desafia.
Escrevi sobre luta com a saúde mental e lições nesta caminhada "do solo ao topo". Quero oferecer contexto que pode ser adaptado às suas próprias circunstâncias e ajudar a criar uma base mais forte para seu desenvolvimento.
No entanto, apesar de condições, circunstâncias e desafios adversos, um indivíduo terá sucesso se tiver a mentalidade certa. Isso o ajuda a entender padrões conhecidos de pesos, distâncias, tempos de execução, etc. Com a mentalidade certa e níveis adequados de instrução e habilidade tudo pode ser alcançado. Não se trata apenas de elementos primários de preparação, isso é ir do solo ao topo, passando por elementos fundamentais de mentalidade e preparação física diretamente para uma área de grande importância: a Saúde Mental.
"Extremos"
Mas se eu quero falar sobre saúde mental, isso te deixa desconfortável?
- “Eu tenho uma mentalidade forte; eu nunca vou desistir e vou trabalhar muito para provar isso! ”
- "Eu não quero ouvir falar de alguém que não aguentou mais."
- “Os combatentes são profissionais e capazes. Eles não podem ter problemas de saúde mental, eles não podem se dar ao luxo de fraquejarem! Eles precisam ser capazes de aguentar, permanecer fortes e seguir em frente quando fica difícil. ”
Você provavelmente já ouviu isso e talvez tenha até dito ou pensado e pode erroneamente acreditar como verdade. Mas a saúde mental é um pilar sobre o qual o fundamento é construído, e do qual tudo mais flui. Acredite quando digo que ninguém está imune aos estresses que criam desafios à saúde mental. Isto é especialmente verdade para aqueles que operam sob pressão em ambientes hostis. Diante disso é perfeitamente aceitável enfrentar desafios de saúde mental sendo combatente ou não. A narrativa geral sobre saúde mental precisa mudar e a melhor maneira é falar sobre isso.
“Você deve permanecer dedicado à sua missão”
Atenção: eu não disse "comprometido". É uma mudança de estilo de vida e um verdadeiro apelo para alguns, se não todos. É uma devoção e requer compromisso total e absoluto. Considere essa a sua nova condição.
Uma preparação para avaliação e seleção domina sua existência pelo tempo necessário. Os períodos anteriores devem ser de postura calculada, estabelecimento de metas e condicionamento físico específico ao objetivo. Pense apenas em ser a melhor pessoa para a missão e isso pode ser por um longo tempo, ou talvez não. Persevere. Se não está suando significa que não está treinando. Reprovado em alguma fase? Tudo bem, agora você tem o que melhorar para a próxima vez. Não é adequado para o trabalho que você solicitou? Tente outro grupo onde você possa se encaixar melhor. Há mais de um caminho para o topo da montanha, você só precisa descobrir qual caminho seguir.
“Sacrifícios serão feitos; vem com devoção à sua missão”
Naturalmente, sacrifícios feitos ao longo do caminho e prontamente aceitos; dieta, nutrição, exercício, abstenção de sono e oração serão pilares. Qualquer outra coisa será supérflua e, portanto, descartada. Importante contratar Personal Trainer para levá-lo ao próximo nível. Um pouco demais? Depende de você e da sua capacidade de manter a disciplina. Os aspectos físicos, espirituais, morais, intelectuais e mentais da vida foram todos refinados e direcionados para um único objetivo. Esse objetivo deve ser seu único foco. Consumir todas as suas energias e permear toda sua existência. O objetivo foi perseguido com uma intensidade e concentração semelhante a um disparo certeiro que poucos podem observar, entender ou apreciar (e seria melhor que não o fizessem).
Para o observador externo, essa existência focada na excelência não faz muito sentido. Muitas vezes, ficam maravilhados com as inúmeras corridas de longa distância de manhã cedo e suas sobrecargas. Com o consumo extremamente limitado de tudo, a aplicação rigorosa da dieta e a abstenção das obrigações sociais em favor do treinamento. Na constante disciplina e aprimoramento da capacidade e desempenho físicos.
O desestímulo de outras pessoas é sempre bem-vindo, pois não há necessidade de buscar aceitação "fora do grupo" ou de alguém que não entenda sua causa e luta necessária para alcançá-la. Para o observador de senso comum, você será uma máquina incapaz de fracassar, fatigar ou vacilar. Você seguirá com um desrespeito implacável e vigoroso por qualquer coisa que não contribui para o objetivo. Tudo era possível; nada era impossível; foi a causa ou falha. Reflita.
“Você não é infalível”
Embora indiscutivelmente eficaz, esse “modus operandi” pode não ser sustentável se você não é de natureza combativa. O mesmo foco e intensidade que te leva a pressionar tanto e por tanto tempo pode ser finito. Sua busca pelo objetivo lentamente pode dar lugar a uma luta interna da qual pode demorar para se recuperar.
Sua saúde mental se deteriora à medida que a ansiedade, o apego emocional, a hipercrítica e a hiperatividade te consomem lentamente. Embora você possa recuperar e regenerar seu centro, pescoço, costas e quadris com imersão no gelo, alongamento ou fisioterapia, sua mente pode perder a resiliência. O que começa com foco e motivação se transforma em uma série de comportamentos que serão motivo de preocupação.
Em consequência poderá ficar irritado e lutar para controlar sua mente, uma vez que ocasionalmente se afastará do objetivo, irá se proibir de relaxar e isso te deixará mentalmente exausto. Independente da qualidade ou quantidade de sono, ou do nível de treinamento realizado, o estresse pode persistir. Se sentirá cansado e frustrado. Não importa o tempo gasto alongando, orando, descansando ou realizando um treinamento ativo de recuperação, sua saúde mental será frágil e seu desempenho físico sofrerá com o resultado.
Apesar da imagem externa de força e infalibilidade, uma luta interna cria uma sensação de desespero à medida que se fortalece enquanto seu corpo se enfraquece, incapaz de impedir seu crescimento. Deve pedir ajuda. Se não souber como comunicar seus problemas por temer as reações, esses sintomas acabarão se manifestando fisiologicamente: ficará mais fatigado, pressão alta, tensão física, e palpitações cardíaca.
“Não há problema em pedir ajuda”
Você poderá ter ataques de pânico reais. Este será o ponto de reconhecimento sobre os efeitos da saúde mental precária. Evite chegar a este nível antes de reconhecer que está em queda. Provavelmente não saberá para onde olhar e irá internalizar cada parte dessa luta a tal ponto que ela ficará completamente oculta. Essa batalha interna cobrará o preço. Apesar de permanecer funcional com sua família, relacionamento e trabalho, essa angústia interna acabará te levando ao seu recurso final: pedir ajuda. Poderá levar meses para reconhecer isso; e serão necessários incontáveis outros antes que os sintomas se tornem gerenciáveis. E assim começará a história do renascimento, regeneração e recuperação.
“Lute contra o estigma e fale sobre saúde mental”
Há um estigma sobre a saúde mental nos círculos operacionais, e isso precisa mudar. Esse estigma deve ser mais discutido e destacado na psicoterapia e quando se fala sobre taxas de suicídio esta narrativa deve continuar. Os méritos desta discussão e da discussão da saúde mental dos homens em geral o justificam. Não sofra silenciosamente ou se desespere para encontrar uma solução por conta própria, temendo perda de controle ou colapso, etc. Acredite. Ninguém é uma ilha.
Não há problema em falar sobre saúde mental. Na verdade, eu o/a incentivo, pois é uma das poucas maneiras pelas quais podemos aliviar aquilo que nos aflige. De fato, escrever este texto é uma forma de narrativa que eu defendo e incentivo outras pessoas a adotarem também. Mas compreendo que para muitos não é fácil, recear julgamentos ou sentimento de fracasso, até falta de força para reconhecer uma falha. Mas isso precisa mudar.
“Abrace o renascimento”
Há um caminho para o renascimento. Mas é um longo caminho. Não há receita fácil para o sucesso; assim como tudo na vida, ela deve ser trabalhada. Uma rotina diária deve incluir oração, meditação, e tentativas de encontrar uma paz interior ilusória. Este é um esforço consciente que inclui conversar sobre saúde mental com amigos confiáveis, familiares e sua namorada/o.. Eles nem sempre entendem, mas o diálogo deve continuar. Se a paz interna não pode ser encontrada, pelo menos encontre alguma medida de entendimento e um contexto para o que experimentou. Nada deve ser enterrado nas profundezas da sua mente por medo de quaisquer danos. Esconder esses sentimentos, embora útil a curto prazo, não fez nada além de se transformar em uma força com a qual será difícil de lidar. E isso é perigoso.
Me esforço para continuar sendo abençoado e afortunado o suficiente, possuindo aptidões adequadas e continuar oferecendo aperfeiçoamento técnico com o melhor que temos para os que buscam capacitações em defesa pessoal. Sendo assim, é importante que nossa saúde mental atenda a tais requisitos. Lembre-se. Não fique tão focado em seu objetivo que perca a empatia pelos sentimentos que esta vida tem a oferecer. Seja seu próprio administrador de saúde mental. Alimente-o como você o faz com seu corpo e alma.
Comments