top of page

Sequestro. O que fazer.

  • Alexandre Attard Bueno
  • 2 de jan. de 2018
  • 2 min de leitura

Existem inúmeras precauções para evitar uma situação de sequestro, mas, se acontecer mantenha a calma para melhor raciocínio lógico ao qual será uma vantagem nesta situação. Ligue 190 quando possível para relatar o crime e reaja em momentos de risco eminente de morte, sua ou de terceiros.


Esteja pronta física e psicologicamente para usar arma de fogo ou de corte, sendo sua ou não e mantenha treinamento contínuo nas técnicas para empunhar e usar com precisão.


Táticas podem ser adotadas como deixar uma gilete escondida em seu porta-malas para cortar algum tipo de mordaça, uma chave de fenda junto ao step para quebrar tranca etc. Os modelos de carro mais novos possuem destravamento interno do porta-mala e nos antigos quebre a lanterna traseira para acenar para veículos atrás.


Estando algemada, com o grampo certo é possível destravar algema com relativa facilidade e havendo arma encostada no seu corpo nossas técnicas de desarme e imobilização tem eficácia, mas claro, são hipóteses e depende de treinamento.


Porém, temos 4 princípios que aumentarão sua eficiência em defesa nesta situação:

1 - Tempo: O tempo é seu aliado, pois, pode ocorrer intervenção policial, possibilidade de reação, capacidade de negociação e mesmo a conclusão do crime sem vítima. O tempo é algo a seu favor.

2 - Ambiente: No primeiro aspecto, conhecer o ambiente por onde anda evitará ser pega de surpresa em muitas situações. Em segundo aspecto, na ocorrência do crime, procure observar o ambiente que se encontra, o máximo de detalhes visíveis e audíveis. isso ajudará no relato da situação se acessar 190, no plano eficaz de uma fuga, no entendimento de quem e de onde são os criminosos para futura investigação. O ambiente é aspecto importante neste caso.

3 - Distância: Para o planejamento de fuga e/ou reação é necessário distância segura. Longa ou curta distância são as duas possibilidades. Para uma evasão a distância entre você e os agressores deve ser maior e para uma reação de desarme e imobilização ou combate armado a curta distância proporciona maior eficiência. Saiba usar a distância certa para cada caso.

4 - Atitude: As atitudes de sequestradores mudam sempre e demonstram sinais, mas a sua nunca muda, mantenha uma atitude observadora e calma, isso transmitirá confiança aos criminosos criando oportunidades. Uma atitude confiante determinará o que fazer e em qual momento fazer. Olhe a sua volta e esteja sempre pronta e apta para qualquer situação.


Mantenha-se segura. Treine com o CTB Korea, nós podemos ajudar.

 
 
 

Comments


POSTAGENS RECENTES

ARQUIVO

TAGS

CONTACT

ADDRESS

avenida dom pedro i, 221

santo andré – SP - BRASIL

ZIP CODE 09110-001

 

info@ctbkorea.COM

 

fone: +55 11 98686.2603

 

SEND ME A MESSASGE

FOLLOW ME

    • Twitter - Black Circle
    • Facebook - Black Circle
    • YouTube - Black Circle
    • Instagram - Black Circle
    bottom of page